Este espaço é destinado às pessoas com pouca experiência no segmento gráfico, em especial no fechamento de arquivos para saídas em CTP ou fotolito. Aqui, disponibilizamos algumas dicas que irão facilitar o seu trabalho, minimizando os riscos de falhas na finalização do mesmo.

Gere os arquivos de impressão no formato PDF (PC ou MAC). Este formato é comum a todos os programas gráficos - CorelDraw®, InDesign®, QuarkXpress®, PageMaker®, Illustrator® e muitos outros.

Como o padrão de cores é CMYK, antes de enviar seu arquivo, verifique se todas as imagens coloridas estão no formato de cor CMYK. Caso contrário, converta todas as imagens RGB em CMYK no Adobe Photoshop® ou em outro programa similar.

Procure sempre utilizar fontes íntegras e completas. Muitos problemas ocorrem pelo uso de fontes incompletas. Por exemplo, se deseja utilizar bold ou itálico, utilize a variação da fonte bold ao invés do recurso de “transformar” a fonte em bold no painel do programa.

Ao enviar o arquivo, não se esqueça de anexar as fontes utilizadas ou converter o texto para curvas. A impressão Off-set pode chegar a uma resolução de 2400 dpi; isso não significa que tudo deva ter esta resolução. As fotos, por exemplo, devem estar com 300 dpi no tamanho real que ela ocupa. Se pretende fazer uma arte no Adobe Photoshop ® que misture imagem e texto, recomendamos subir a resolução para 400 dpi.

Verifique se as cores estão equivalentes e se o overprint está correto. Por exemplo, um imagem com fundo preto sobre outro fundo preto, a cor preta de ambos tem que ter a mesma graduação na escala CMYK. Para se obter um preto calçado, recomendamos C40M20Y20K100.

 

SANGRAMENTO

O sangramento nada mais é do que uma área de segurança a mais na hora que o cortador for efetuar os cortes no impresso, ou na hora de bater a faca. Não precisa ser muito grande, normalmente uma área de 3mm a 5mm já é o suficiente.

É importante se informar na gráfica onde o trabalho será impresso, pois cada um tem um sistema de trabalho diferente. É interessante não deixar dados importantes muito próximo das laterais, como texto por exemplo, pois se houver variação no corte pode estragar todo trabalho.

ATENÇÃO:
Nunca se esqueça de calcular uma área de sangria para o seu impresso,
com cerca de 0,5 cm de cada lado. 
Ela será perdida quando o material for cortado,
mas é uma garantia de bom acabamento para as suas peças.

 

COMPACTAÇÃO DE ARQUIVOS

A compactação de arquivos é feita com o objetivo de tornar mais rápido o download ou upload de arquivos (ato de copiar um arquivo do servidor WEB para o micro do usuário ou vice-versa).

Um arquivo de formato ZIP (.zip) ou RAR (.rar) pode conter um ou mais arquivos compactados em seu interior, cada um com seu nome e terminação próprios. Estes arquivos poderão ser extraídos usando um programa que reconheça estes formatos como, por exemplo, o winzip ou winrar.

 

FECHAMENTO EM PDF

A seguir você irá encontrar o passo-a-passo do fechamento do arquivo em formato PDF-X-1a. Após selecionar "Publicar em PDF" irá aparecer essa caixa de configuração.

Em "Predefinição de PDF", selecione a opção PDF/X1a.

Em seguida em "Compatibilidade" também selecione a mesma opção acima.

Pronto, agora é só salvar na pasta de sua preferência.

 

 

fechamento sidebar 02